terça-feira, 30 de agosto de 2016

DANÇA - MAR DE GENTE

Mar de gente (Ivaldo Bertazzo)



Mar de Gente, o primeiro espetáculo da Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo, tem como tema central o olhar do artista sobre a evolução do homem, seu percurso ao longo do tempo, a forma como nos inserimos no mundo atual e quais são suas possibilidades de sobrevivência no futuro. Essas questões são o ponto de partida da criação do novo espetáculo. “Não quero fazer uma crítica destrutiva ao mundo moderno, mas uma proposta de reflexão”, explica Ivaldo.

Para discutir os caminhos e as escolhas da humanidade, Bertazzo desenvolveu uma coreografia pautada na individualidade dos corpos dos jovens da Companhia. “Nosso desafio é realizar o encontro entre o corpo de um jovem urbano, contemporâneo, da periferia de uma grande cidade, com ritmos musicais dos séculos XIX e XX”, destaca Ivaldo.

Em Mar de Gente, há uma maior liberdade gestual e cada bailarino apresenta uma linguagem própria. Há diferentes propostas coreográficas, aprimoramento da técnica, e uma melhor compreensão do movimento e da expressão.

A MÚSICA

A trilha sonora de Mar de Gente foi criada com base em compositores que foram buscar, na música folclórica, inspiração para seu trabalho. Da Hungria, temos o trabalho da cantora Marta Sebestyen e da Budapest Baroque. Da Bulgária, o canto tradicional Women’s Choir of Sofia. Da Romênia, a música interpretada pela Paraschiv Opera Orchestra. A música tcheca está presente com uma peça de Leos Janacek (1854/1928). Já a música cigana chega por meio do som do grupo de ciganos europeus Les Yeux Noirs, que apresenta a música cigana com roupagem contemporânea. 
Leos Janacek

Les Yeux Noirs



Do Egito, Ivaldo nos apresenta Soliman Gamil (1924/1994), um músico experimental que pontuou seu trabalho a partir de uma pesquisa com instrumentos do antigo Egito. Da Rússia, uma tríade de compositores clássicos do século XIX: Modest Petrovich Mussorgski (1839/1981), um dos pioneiros no estudo das raízes da música russa; Dimitri Shostakovitch (1906/1975), cuja obra clássica tem uma forte influência de temas militares; por fim, relembra o trabalho do Aleksandr Porfirevich Borodin (1833/1887), outro estudioso da música de origem russa.

Soliman Gamil

Modest Petrovich Mussorgski

Dimitri Shostakovitch 

Aleksandr Porfirevich Borodin



O FIGURINO

O figurino de Fábio Namatame integra-se harmonicamente à proposta do espetáculo. Como ele mesmo explica, “minha pesquisa seguiu em direção a lugares muito diferentes, mas que na verdade convergem para um resultado visual bastante semelhante. Procurei uma mistura de russos, mongóis, japoneses, turcos, indianos, balineses, africanos e alguns índios latino-americanos. Uma aparente mistura desconexa, a princípio, mas que, para minha surpresa, resultou em alguns elementos em comum de cada cultura, sem uma prévia identificação, mas com detalhes de corte e cores reconhecíveis de um povo guardado da nossa memória.”



O CENÁRIO

O palco totalmente limpo e sem referências foi idealizado para ressaltar o trabalho dos bailarinos. Tudo estará a serviço do desempenho do corpo de dança. O palco vazio será preenchido por um povoado de lugar nenhum e de todos os lugares, de uma forma teatral sem truques, mas com uma verdade de interpretação.



A proposta está enfocada no tema e não na criação de uma ambientação que nos remeta a algum espaço determinado. Pelo contrário, Bertazzo tem a intenção de destacar a individualidade e a capacidade da recriação poética através da emoção da interpretação coreográfica, teatral e sensorial dos bailarinos.

Uma escadaria no palco tem a função de destacar algumas cenas, colocando em planos diferentes subidas e descidas, altos e baixos, horizontalidade e verticalidade. Preta e neutra, irá se movimentar durante o espetáculo, sugerindo geografias cênicas. Tudo a serviço da trajetória da civilização.



O GRUPO

A Companhia TeatroDança Ivaldo Bertazzo, fundada em junho de 2007, é resultado de um trabalho de quatro anos de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho artístico através de um projeto de parceria com o SESC, denominado Grupo Dança Comunidade/SESC, patrocinado pela Petrobrás e com co-patrocínio do Instituto Votorantim. Com este projeto, foram realizados os premiados espetáculos “Samwaad” (2003) e “Milágrimas” (2005).

Em Mar de Gente, primeiro trabalho profissional destes jovens, a Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo realiza sua grande estréia, e muito além disso, uma enorme conquista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário